Saber como escolher os acabamentos de uma cozinha é a oportunidade de dar a esse aposento tão especial uma atmosfera de aconchego e elegância. Mas, esse não é o único motivo, já que o ambiente preferido da casa, por muita gente, pede bastante praticidade e otimização. E isso inclui opções de pedras para bancada de cozinha.
O preparo das refeições, muitas vezes, é bastante elaborado, assim, quanto mais fácil manusear os utensílios, melhor. Por isso, os benefícios para se ter uma cozinha bem equipada são o bastante para justificar o custo, muitas vezes, alto quando comparamos com outros revestimentos em ambientes diferentes.
Contudo, é fundamental cercar-se de informações relevantes antes de escolher o revestimento para a bancada desse espaço. Continue com a gente e 8 tipos de pedra para bancada da sua cozinha e que melhor se ajustem às suas necessidades!
O granito é um dos tipos mais populares e pode ser adotado em praticamente todos os locais. Você pode usá-lo nas pias e bancadas de cozinha, do banheiro e até como piso.
Sua composição é uma mescla de três elementos naturais: quartzo, feldspato e mica que conferem muita resistência. Por isso, esse material é perfeito para os ambientes mais frequentados e dispensa a necessidade de cuidados especiais.
Entre suas vantagens, podemos citar:
Quanto às desvantagens, a pedra de granito é fria, portanto, é interessante apenas para locais quentes, uma vez que pode deixar ambientes frios ainda mais frios. Além disso, é um material bastante pesado, que pode sobrecarregar o local onde estiver instalado. Sendo assim, a instalação deve ser impecável.
Essa pedra é uma rocha metamórfica constituída pela alteração da argila, que acontece sob forte temperatura e pressão. Sua principal vantagem é a resistência e, além disso, ela absorve muito pouco as gorduras e os líquidos, podendo ser usada em superfícies distintas, como revestimentos e pisos. Podemos contar com 4 cores de ardósia no mercado para uso em bancadas de cozinha: preta, cinza, verde ou ferrugem.
No entanto, as opções mais fáceis de ajustar aos ambientes são as cinzas e pretas, mas a cor ferrugem é ideal para quem procura um pouco mais de ousadia e diferencial. Já o tom preto é perfeito para composições de decoração rústica ou de estilo industrial.
O porcelanato já ganhou bastante visibilidade no mercado e caiu no gosto de muita gente, já que é uma das melhores escolhas para revestimentos. Mas, pouca gente sabe que ele também é muito útil para o uso em bancada de cozinha, porém, com ressalvas. Vejamos suas principais vantagens:
O mármore costuma ser facilmente confundido com granito. Realmente, eles têm muita semelhança. Visualmente, a diferença entre os dois tipos de pedra é sutil, já que os detalhes apresentados pelo mármore são veios, enquanto no granito, podemos visualizar pontos menores, como se fossem pequenas escamas.
A origem do mármore é calcária. Sendo assim, ele pode ser facilmente encontrado em regiões vulcânicas, de forma natural, mas com reserva limitada.
Entre suas vantagens, podemos citar:
Quanto a algumas desvantagens:
É uma pedra constituída principalmente pelo material que dá seu nome. Mas, apresenta uma mistura com outros tipos de componentes, como metais e pequenas partículas e vidro. Hoje em dia, é considerado um dos mais bonitos e elegantes materiais para se usar em bancadas. Confira mais vantagens do quartzo:
Chegou o momento de apresentar as pedras sintéticas e, hoje, a mais procurada no mercado é a silestone, que também ficou conhecida por mármore composto. O motivo dessa denominação é sua composição de resina de poliéster com quartzo.
Uma boa vantagem de se investir nesse material é sua resistência a manchas e riscos. Isso porque até as opções mais claras, como a bege e a branca, estão livres de manchas quando entram em contato com líquidos mais escuros. Além disso, há uma interessante variedade de cores disponível para os mais diversos gostos.
No entanto, uma desvantagem desse material é o cuidado especial que se deve tomar com objetos quentes em sua superfície, como assadeiras e panelas. O calor excessivo pode danificar facilmente a resina contida na pedra.
A pedra nanoglass é sintética e composta por pó de vidro e resina, com aparência homogênea e de intenso brilho. Da mesma forma que o silestone, é um material resistente a manchas, contudo, não suporta temperaturas altas.
Ela deve ser instalada de forma minuciosa para evitar rachaduras e trincos. Portanto, é preciso contar com profissionais especializados para realizar o serviço. E, se você busca por economia, esse material é o ideal.
É, também, uma opção interessante e com processo de industrialização semelhante ao do nanoglass. Contudo, em vez de usar resina, a mistura tem pó de mármore e vidro, o que confere mais variedades, além do toque do mármore.
Seu brilho é intenso e a aparência muito branca. No entanto, não é resistente a temperaturas altas. É frágil, trinca facilmente e apresenta dificuldade para ser trabalhada, o que encarece a mão de obra.
Com tantas opções de escolha, é importante pensar quais são as suas principais necessidades, antes de decidir qual pedra instalar. Caso você use muito a bancada para preparar pratos e depositar panelas e outros objetos quentes, além de líquidos que podem manchar ou danificar de outra maneira, a melhor alternativa é uma pedra bem resistente a tudo isso.
Mas, se você não costuma usar tanto assim a bancada e prefere dar apenas um toque de sofisticação à sua cozinha, um material mais nobre e, consequentemente, mais frágil pode atender as expectativas. Tudo depende das demandas de cada um, não é mesmo?
Por fim, escolher pedras para bancada de cozinha pode ser uma decisão simples para quem conhece muito bem os materiais e suas reais necessidades. No mais, qualquer material pode ficar incrível com um bom projeto de design por trás das escolhas.
Fonte: Imovel Web