Checklist de mudança: passo a passo de como organizá-la

Uma casa organizada torna a mudança muito mais fácil, mas muitas pessoas não percebem como são desorganizadas até enfrentarem um contratempo. Para se mudar, é preciso reservar um tempo para separar e organizar seus pertences antes de ir para outro imóvel. A organização ajudará você a eliminar objetos, itens decorativos e mobílias desnecessárias.

Quando você vai se mudar para outra casa, tem a oportunidade de examinar tudo o que está guardado há vários anos. Será necessário tocar e segurar fisicamente tudo o que precisará ser removido do lugar. Neste conteúdo, vamos apresentar dicas para criar um checklist de mudança e evitar problemas na hora de colocar tudo no caminhão para transporte.

Gostaria de acessar um passo a passo de como organizar a sua mudança? Prossiga com a leitura deste artigo!

Saiba qual é a importância de ter uma mudança organizada 

No momento da mudança, é possível encontrar muitas coisas que realmente não têm lugar ou não se encaixam no seu estilo de vida atual e futuro. Por isso, a organização pode trazer várias vantagens, como a simplificação das embalagens que não precisarão ser rastreadas para encontrar os itens empacotado e trarão mais agilidade.

Uma casa organizada é mais fácil de administrar no dia da mudança, por isso, arrume os itens por cômodo e não misture itens da sala ou do banheiro com os da cozinha, por exemplo. Utilize etiquetas para marcar as caixas e registrar o que foi colocado dentro delas. Esses passos simples vão evitar muito estresse e evitarão que a desordem excessiva atrapalhe.

Aposte em boas estratégias de organização para simplificar a colocação dos móveis no seu novo imóvel. Quando você chegar à sua nova casa e começar a desfazer as malas, toda a organização realizada antes da mudança mostrará que valeu a pena. Será mais fácil saber o que cada caixa contém, para onde deve ir e gastará menos tempo tentando esvaziá-las.

Confira um checklist do que deve ser feito para organizar a mudança

Criar um checklist de mudança é uma ótima alternativa, especialmente para quem quer fazer tudo sozinho e sem contratar uma empresa de mudanças. Use uma lista de verificação para facilitar ao máximo a sua mudança, siga todas as etapas e garanta que nada será esquecido. Veja a seguir um passo a passo para ser bem-sucedido nessa missão!

1. Comece a pensar na mudança

O primeiro passo para fazer uma mudança para uma nova casa de forma mais tranquila é dar início ao processo de planejamento com no mínimo dois meses de antecedência. É interessante criar um fichário de papel ou usar um documento em formato Word para começar a planejar o que precisa ser feito para economizar tempo no dia da mudança.

Essa lista de verificação, depois que estiver pronta, deverá ser impressa e colocada no fichário de mudança. Comece a pensar na mudança com um bom tempo de antecedência, pois a situação poderá ficar complicada se você deixar tudo para as últimas semanas, poderá se atrapalhar e até causar alguns incidentes negativos.

2. Decida o que organizar primeiro

Uma boa ideia é começar organizando primeiro os seus documentos pessoais, certificados, faturas, contratos, entre outros. Determine tudo no seu fichário e adicione as listas de verificação, crie seções para itens como documentação, recibos e informações de contato. Identifique todos os seus compromissos, interação com serviços públicos, retirada do nome das contas de água e luz etc. 

Tire as medidas dos móveis para ter certeza de que eles vão entrar na nova residência. Meça todas as suas mobílias grandes para evitar transtornos no dia da mudança. Anote o dia que vai começar a embalar a primeira caixa com os objetos de valor que deverão ser acondicionados em um único lugar e de forma completamente segura.

3. Identifique as informações das caixas

Como citamos anteriormente, cada caixa precisará ter uma identificação precisa que revele os itens que serão colocados em seu interior. Se puder, faça o backup dos seus arquivos do computador para assegurar que as fotos ou filmagens sejam mantidas íntegras durante a mudança. As lembranças importantes precisam ser separadas e demarcadas, bem como objetos de louça que correm o risco de quebrar.

4. Pesquise empresas de mudança

Procure conhecer com antecedência as empresas de mudança disponíveis na sua cidade. Pesquise as redes sociais, leia as avaliações e os comentários para saber se os profissionais são confiáveis. Faça no mínimo três cotações para ter noção de preço e calcular o seu orçamento antes de contratar o transporte. Verifique quais são as suas opções e compare as ofertas.

5. Crie um inventário por cômodo 

Não é tão difícil quanto você pensa criar os inventários por cômodo e essa ação evitará uma enorme dor de cabeça se for preciso registrar uma reclamação por bens perdidos, roubados ou danificados. Ao encontrar itens indesejados, coloque-os à venda ou então doe-os para quem necessita. Livre-se de tudo o que não pretende mais usar.

Aponte os itens que necessitam de cuidados especiais. A maioria das pessoas pensam que um processo de mudança é bastante simples: basta pegar as suas caixas e fazer as suas malas. Entretanto, existem itens grandes, pesados, frágeis e de formato estranho que requerem atenção extra, por exemplo, móveis, instrumentos musicais, coleções, obras de arte etc.

6. Embale a sua cozinha

Planeje suas refeições finais antes de começar a embalar os itens da cozinha. Lembre-se de que quase todas as suas coisas estarão em caixas, então marque seus restaurantes favoritos ou pegue alguns alimentos prontos no supermercado. Também é uma boa ideia deixar alguns itens essenciais desempacotados para que você ainda possa cozinhar um pouco em casa.

Desmonte os móveis maiores para evitar perda de tempo, como estrados de cama, sofás e estantes antes que os transportadores cheguem. Em seguida, comece a limpar os cômodos vazios. Ainda que você não esteja trabalhando para recuperar um depósito de segurança ou caução, poderá tornar o local mais atraente para os novos moradores.

7. Arrume as suas malas

Embale as roupas essenciais como pijamas, meias limpas e toalhas de banho. Por fim, colete todas as chaves e abridores de portas de garagem ou portões. Você precisará entregá-los ao corretor de imóveis, ao novo proprietário ou aos próximos inquilinos que também vão se mudar. Depois, faça uma visita final à sua nova casa e prepare-a para receber a mudança.

Gostou do checklist de mudança ou desse passo a passo de como organizar as casas para se mudar? No dia da mudança, embale um kit 24 horas com todos os itens essenciais, além de suas roupas para frio ou calor, calçados e escova de dentes. É uma ótima ideia incluir nele alguns lanches saudáveis, lanternas e carregadores de telefone.

 

Fonte: Imovel Web

plugins premium WordPress